O HISTÓRICO DO MARKETING
MARKETING 1.0
A era do marketing focada no produto
O Marketing surge durante a revolução industrial que tem início a partir de 1760 com a finalidade de entender os desejos e necessidades que a sociedade da época tinham e assim desenvolver produtos para sana-los.
Segundo Kotler (2000 apud Alvez Anadelly. 2012 pg.11) a princípio, as empresas só produziam, e não atendiam as necessidades dos consumidores, nesta época, o marketing era centrado apenas na venda.
Portanto as principais práticas do marketing 1.0 eram voltadas ao entendimento das necessidades das massas e a produção de produtos em um processo o menos custoso o possível.
Neste período a competitividade entre empresas era pouca e a demanda maior do que a oferta o que fez com que não houvesse a necessidade de se aprofundar na satisfação do cliente e sim em apenas solucionar seus anseios básicos.
MARKETING 2.0
A era da informação e do marketing focada no consumidor
Diferente do marketing 1.0 cujo o objetivo principal era vender o marketing 2.0 insere práticas de entendimento mais aprofundado na necessidade do consumidor e estabelece relações um pra um.
Necessidades são os requisitos básicos do ser humano, como aqueles por ar, comida, água, roupas e abrigo. Os seres humanos também sentem forte necessidade de recreação, instrução e diversão. Essas necessidades tornam-se desejos quando direcionadas a objetos específicos que possam satisfazê-las. (Kotler, 2012. P8)
Com o avanço da economia nos países industrializados mais empresas passam a surgir nos mercados o que estimula a competição.
Além disso o consumidor passa a ter mais acesso e a compartilhar informações o que faz com que as empresas se preocupem mais com a opinião destes consumidores com isso a qualidade e a satisfação passam a ser áreas de maior preocupação e investimento por parte das empresas
MARKETING 3.0
O Marketing 3.0 é um conceito recente que também possui foco no consumidor, mas também está ligado a aspirações, valores e espírito humano.
Kotler defini três pilares para descrever o conceito do marketing 3.0 Cultura, colaboração e espiritualidade.
Nesta era a economia globalizada, a acessibilidade a crédito e a tecnologia derrubam ainda mais barreiras para egressos de novos competidores nos mais diversos mercados de consumo o que fomenta a competição.
Empresas recém criadas e com custo infinitamente menores que grandes corporações passam a tomar parte do mercado para si pois atendem anseios específicos de grupos específicos e até mesmo individuais de forma personalizada.
O ambiente de negócios é altamente dinâmico. O número de concorrentes aumentará; sua inteligência também. O mesmo se aplica aos clientes. Se você for insensível a isso e não for capaz de prever essas mudanças, sua empresa vai se tornar obsoleta e acabará morrendo. (Kotler, 2010, p.198)
Nesta era o consumidor com ainda mais acesso à informação e interação passa a ter ainda mais influência e participação no desenvolvimento de produtos e serviços.
O consumidor mais maduro passa a exigir melhores práticas e valores das empresas de quem ele compra com a penalização de simplesmente deixar de aderir a marcas e companhias caso estes valores não estejam em linha com os seus.
Portanto as empresas passam a olhar com mais atenção aos desejos e anseios individuais, personalizando produtos e serviços e aprimorando cada vez mais a experiência que os clientes tem ao se relacionar com sua marca.
MARKETING 4.0
Conectividade digital
O conceito do marketing 4.0 é alicerçado pelo 3.0 com o advento da internet acessível, democrática e sendo uma extensão do mundo físico.
Nesta era, que é a qual vivemos os gestores de marketing precisam entender as peculiaridades deste meio repleto de oportunidade, mas também de concorrência.
Os anseios da sociedade quanto a empresas legitimas ganha ainda mais força neste meio de circulação de informação extremamente veloz que é a internet principalmente através das redes sociais.
As empresas também possuem acesso as informações dos consumidores com mais facilidade, além de aumentar seus canais de propaganda e venda agora com a possibilidade e praticidade de baixo custo da venda online.
“A medida que os dados das transações se acumularem, as ofertas se tornarão cada vez mais personalizadas” (Kotler, Kartajaya e Setiawan, 2017)
O consumidor está mais maduro, com mais acesso a informação, confiante que pode viver uma vida plena, globalizado e altruísta, as marcas precisam acompanhar estes anseios e entender as linguagens de comunicação do meio digital.
Em contrapartida as empresas agora tem mais facilidade em se relacionar de forma direta com estes consumidores e coletar dados que reflitam os desejos para assim adaptar-se e sana-los.
…Texto extraído do meu projeto de conclusão de curso de MBA.